Irã abre discordância no Brics por se recusar a apoiar existência do Estado de Israel
Irã se opõe à proposta de dois Estados na declaração do Brics e reafirma apoio a um Estado palestino único. Chanceler iraniano pede uma abordagem mais realista para a resolução do conflito.
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, criticou a Declaração do Brics, reafirmando a oposição do Irã à existência de Israel e apoiando um Estado Palestino único.
Araghchi expressou reservas sobre a proposta de dois Estados, registrada em nota. Essa atitude indica um desacordo interno no Brics, potencialmente comprometendo a diplomacia brasileira.
O chanceler iraniano, que representou o presidente Masoud Pezeshkian, que não pôde viajar ao Brasil por conta de conflitos com Israel, pediu que os líderes do Brics fossem “realistas” sobre a questão palestina e criticou a solução de dois Estados como ineficaz.
Ele argumentou que a verdadeira solução seria um referendo que incluísse todos os habitantes originais da Palestina e propôs a formação de um Estado único e democrático para garantir justiça.
Durante a reunião, Araghchi também agradeceu aos líderes do Brics por condenarem os bombardeios dos EUA e de Israel, destacando a importância da condenação de agressões internacionais.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira