Irã acusa Netanyahu de arrastar EUA para ‘catástrofe’ no Oriente Médio
Ministro iraniano critica intervenção israelense na política americana e alerta sobre consequências de um possível conflito na região. Tensão entre Irã e Israel aumenta em meio a negociações sobre o programa nuclear e escalada de ataques no Oriente Médio.
Ministro iraniano, Abbas Araghchi, acusou Israel de querer arrastar os Estados Unidos para uma “catástrofe” no Oriente Médio.
Em postagem na rede social X, Araghchi afirmou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está “INTERFERINDO diretamente” no governo americano.
Irã e EUA, sem relações diplomáticas há 40 anos, iniciaram, em 12 de abril, um ciclo de negociações sobre o programa nuclear iraniano, mediadas por Omã.
Netanyahu exigiu dos EUA o desmantelamento do programa nuclear do Irã e a limitação do enriquecimento de urânio e desenvolvimento de mísseis balísticos, considerados pelo Irã uma linha vermelha.
Araghchi acusou Netanyahu de “DITAR” a diplomacia de Trump e citou o apoio dos EUA a Israel em conflitos, como a guerra na Faixa de Gaza e ataques aos huthis no Iémen.
Os huthis, que controlam partes do Iémen, atacam Israel e fazem isso em apoio aos palestinos. Araghchi criticou o “apoio MORTAL ao genocídio de Netanyahu”, alertando contra qualquer “erro contra o Irã”.
No domingo, Netanyahu prometeu represálias contra os huthis e o Irã após um ataque a um aeroporto em Tel Aviv.
Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira