Irã afirma que está ‘tomando medidas’ para continuar o programa nuclear
Irã afirma que já implementou planos para reativar programa nuclear após ataques. Autoridades garantem que produção e serviços não serão interrompidos.
Governo iraniano declarou, nesta terça-feira (24), que tomou as medidas necessárias para garantir a continuidade de seu programa nuclear após ataques dos Estados Unidos e Israel às suas instalações.
Mohammad Eslami, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, afirmou: “Estamos avaliando os danos” e que os planos para reativar as instalações foram preparados com antecedência.
Ele garantiu que a produção e os serviços não serão interrompidos. Os EUA realizaram ataques nos dias 22 e 23 de outubro nas instalações de enriquecimento de urânio de Fordo, Isfahan e Natanz.
O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou os ataques como um “sucesso militar espetacular”. A extensão dos danos ainda é desconhecida.
Um assessor do aiatolá Ali Khamenei afirmou que o Irã possui estoques de urânio enriquecido e que “o jogo não acabou”. Israel confirmou bombardeios na usina de Fordo para “obstruir as vias de acesso”.
*Com informações da AFP