HOME FEEDBACK

Irã afirma que instalações nucleares foram ‘gravemente danificadas’ por ataques dos EUA

Irã confirma danos significativos em instalações nucleares após ataques dos EUA. A situação levanta preocupações sobre o impacto nas capacidades do programa atômico iraniano e o cumprimento de acordos internacionais.

Teerã - O Irã declarou que suas instalações nucleares foram “gravemente danificadas” pelos ataques aéreos dos EUA, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmail Baghaei, em entrevista à TV Al Jazeera no dia 25.

Baghaei afirmou que as autoridades iranianas ainda estão avaliando a situação e classificou os ataques como um “golpe prejudicial” ao direito internacional e ao Tratado de Não Proliferação Nuclear.

Esta é a primeira vez que um representante do Irã comenta sobre os danos dos ataques de 22 de junho, que incluiram bombardeios a três instalações nucleares com 14 bombas bunker-buster.

O presidente dos EUA, Donald Trump, contestou um relatório da inteligência americana que indicava impacto limitado nos programas nucleares do Irã, chamando-o de “muito inconclusivo”. Ele acredita que os locais foram, de fato, dano severo.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, expressou que acredita que danos significativos ocorreram em Fordow, o principal local de enriquecimento de urânio do Irã. Ele enfatizou a necessidade de seus inspetores retornarem para avaliar a situação.

Imagens de satélite indicam que militares dos EUA evitaram atingir os reatores na instalação de pesquisa de Isfahan, que se manteve intacta.

A Comissão de Energia Atômica de Israel afirmou que os ataques tornaram Fordow inoperante, atrasando “muitos anos” o desenvolvimento de armas nucleares pelo Irã.

Trump anunciou um cessar-fogo para finalizar a guerra de 12 dias entre Israel e Irã, que está em vigor desde então, embora tenha criticado os dois países por violações do acordo.

Leia mais em estadao