Irã afirma que única forma de acabar com a guerra é deter os ataques israelenses
Pezeshkian destaca a necessidade de uma resposta firme à agressão israelense e reitera que o Irã busca a paz, mas não hesitará em retaliar. O conflito se intensifica com ataques mútuos, levantando preocupações sobre o impacto humanitário e regional.
Presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que a única forma de acabar com a “guerra imposta” por Israel é “deter incondicionalmente” os ataques israelenses.
Em mensagem na rede social X, Pezeshkian destacou que o Irã busca “paz e tranquilidade”, mas se não houver deter incondicionalmente a agressão, as respostas serão “mais duras e lamentáveis”.
Desde 13 de junho, o Exército israelense tem atacado infraestruturas militares e usinas nucleares no Irã, visando destruir o programa nuclear iraniano.
Uma nova onda de ataques ao Irã ocorreu nesta sexta-feira, mas as autoridades não atualizaram o número oficial de mortos desde o domingo anterior, que é de 224. Relatos locais sugerem que o número real é maior, enquanto a HRANA estima em 639.
O Irã retaliou, atacando instalações militares e civis, incluindo o Hospital Soroka em Israel. O número de mortos em Israel permanece em 24.
*Com informações da EFE