HOME FEEDBACK

Irã ameaça corredor do acordo EUA–Armênia–Azerbaijão

Conselheiro iraniano critica acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão e reafirma oposição a mudanças geopolíticas na região. A implementação da nova rota é vista pelo Irã como uma ameaça, com promessas de resistência.

Conselheiro iraniano, Ali Akbar Velayati, próximo a Ali Khamenei, criticou a implementação de um corredor entre o Azerbaijão e a região de Nakhchivan, previsto no acordo de paz firmado com a Armênia em 8 de agosto de 2025.

Ele destacou exercícios militares no noroeste do Irã, reafirmando a determinação do Irã em impedir mudanças geopolíticas na região. A informação é da Reuters.

O acordo, assinado em Washington, contou com a presença do presidente dos EUA, Donald Trump, e cria o “Corredor Trump para a Paz e Prosperidade Internacionais”, dando aos EUA direitos exclusivos para desenvolvimento da rota. Este passo busca facilitar o escoamento de energia e recursos, encerrando cerca de 40 anos de conflito em Nagorno-Karabakh.

A nova rota, operada sob a lei armênia, representa uma mudança significativa na influência regional, promovendo maior protagonismo dos EUA e reduzindo o papel da Rússia, que não participou das negociações.

Velayati alertou que o corredor “não será uma passagem pertencente a Trump, mas um cemitério para mercenários de Trump”, sem especificar suas intenções.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã havia considerado o acordo como um avanço para a paz, mas também advertiu contra intervenções estrangeiras próximas às suas fronteiras.

Leia mais em poder360