Irã ameaça 'danos irreparáveis': como Teerã deve retaliar se EUA se unirem à guerra com Israel?
Tensão aumenta entre Irã e EUA com ameaça de ataques a bases americanas no Oriente Médio. A situação leva a um alerta máximo das tropas americanas na região e aumenta riscos de um conflito armado.
Ameaças e advertências entre EUA e Irã
Nesta quarta-feira, 18, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, advertiu os EUA a não se envolverem no esforço de guerra de Israel contra a República Islâmica, chamando isso de "danos irreparáveis".
Relatórios de inteligência indicam que o Irã está se preparando para ataques a bases americanas no Oriente Médio, com mísseis e equipamentos militares prontos.
Autoridades dos EUA afirmam que o Irã pode atacar bases americanas rapidamente. O Exército iraniano possui bases de mísseis em:
- Bahrein
- Catar
- Emirados Árabes Unidos
Os comandantes americanos colocaram tropas em alerta máximo em bases militares por toda a região, como:
- Emirados Árabes Unidos
- Jordânia
- Arábia Saudita
Os EUA têm mais de 40 mil soldados destacados no Oriente Médio.
Autoridades iranianas indicaram que os primeiros ataques de retaliação poderiam atingir bases dos EUA no Iraque, assim como quaisquer bases em países árabes que se unirem ao ataque. Além disso, existe a possibilidade de o Irã minar o Estreito de Ormuz, uma tática para encurralar navios de guerra americanos no Golfo Pérsico.