Irã diz que ‘não tem data’ para conversar com EUA sobre seu programa nuclear
Irã sinaliza abertura para negociações com os EUA sobre programa nuclear, mas sem datas definidas. A diplomacia persiste mesmo após escalada militar entre Irã e Israel.
Irã indicou, nesta segunda-feira (14), que não descarta uma reunião com os Estados Unidos sobre seu programa nuclear, mas sem data marcada.
Israel e países ocidentais, liderados pelos EUA, suspeitam que o Irã deseja adquirir uma bomba atômica. Teerã nega e afirma que desenvolve energia nuclear para fins civis.
Desde abril, houve cinco rodadas de negociações mediadas por Omã. Contudo, uma reunião marcada para 15 de junho foi cancelada devido a uma guerra de 12 dias, iniciada após um ataque israelense em 13 de junho.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, declarou que o país está “a favor da diplomacia e do compromisso construtivo”, ressaltando que a janela da diplomacia permanece aberta.
O porta-voz da chancelaria, Esmail Baqai, afirmou que, por enquanto, “nenhuma data, hora ou local específico” foi definido para um encontro entre Abbas Araqchi e o enviado especial americano, Steve Witkoff.
Baqai também denunciou o ataque militar de Israel, chamado de “violação flagrante do direito internacional”.
Em 22 de junho, os EUA bombardearam instalações nucleares no Irã, e Israel lançou centenas de ataques durante o conflito, que resultaram na morte de cientistas iranianos envolvidos no programa nuclear. O Irã retaliou com mísseis e drones contra Israel.
*Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias