Irã diz que oferta de Trump sobre acordo nuclear é uma “farsa”
Khamenei rejeita proposta americana de negociação sobre armas nucleares e critica histórico das relações com os EUA. Líder supremo do Irã afirma que não há sentido em dialogar com o governo de Trump devido a promessas não cumpridas.
Irã rejeita proposta dos EUA sobre armas nucleares
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou em 12 de março de 2025 que a proposta norte-americana sobre armas nucleares é uma “farsa” e visa criar a impressão de que o Irã não deseja negociar.
Khamenei declarou: "Se quiséssemos produzir uma arma nuclear, os Estados Unidos não seriam capazes de impedir. Nós mesmos não queremos fazer isso."
As declarações vieram após um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã confirmar que Khamenei recebeu uma carta do presidente dos EUA, Donald Trump, propondo um novo acordo nuclear. Trump alertou que haveria consequências militares se as negociações não avançassem.
- Khamenei destacou a recusa em negociar com Trump devido ao histórico do mandato anterior;
- Ele mencionou que Trump rasgou o acordo nuclear de 2015, firmado sob o governo de Barack Obama;
- Khamenei afirmou: "Negociar com o atual governo dos EUA não retirará as restrições, mas sim as complicará."
O líder iraniano também criticou as ameaças militares de Trump, considerando-as "imprudentes". Ele garantiu que o Irã responderá a qualquer conflito provocado pelos EUA.
Khamenei concluiu: "Se os americanos e seus aliados cometerem um erro, eles serão os mais afetados."