Irã e EUA realizarão quinta rodada de negociações nucleares em Roma nesta sexta-feira
Rodada de negociações em Roma visa buscar um novo acordo nuclear entre Irã e EUA. Enquanto isso, líder iraniano expressa ceticismo sobre os resultados das conversas.
Negociações sobre programa nuclear do Irã reiniciam em Roma
A quinta rodada de negociações entre Irã e Estados Unidos sobre o programa nuclear de Teerã será realizada na sexta-feira, 23 de maio, em Roma, conforme anunciado pelo mediador Omã.
O chanceler de Omã, Badr al Busaidi, confirmou a data nas redes sociais e a chancelaria iraniana afirmou ter aceitado a proposta de realizar a nova rodada de conversas.
As negociações, iniciadas em 12 de abril, buscam um novo acordo para evitar que a República Islâmica desenvolva armas nucleares, em troca do levantamento das sanções que afetam a economia iraniana.
O acordo anterior, de 2015, foi desfeito em 2018 quando os Estados Unidos se retiraram, reimpondo sanções e levando o Irã a não cumprir seus compromissos nucleares.
Atualmente, o Irã enriquece urânio a 60%, acima do limite de 3,67% estabelecido em 2015. Para armas nucleares, é necessário alcançar 90%. O Irã nega fins militares em suas atividades nucleares.
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, expressou ceticismo quanto ao resultado das negociações, afirmando que negar o direito de enriquecer urânio é um “grande erro”.
O chefe da diplomacia dos EUA, Marco Rubio, declarou esperar um acordo com o Irã, enquanto o negociador americano Steve Witkoff denuncia a posição iraniana como uma “linha vermelha”.
*Com informações da AFP.
Publicado por Nátaly Tenório