Irã e Israel declaram vitória na “guerra dos 12 dias”
Na declaração de cessar-fogo, ambos os países reivindicam triunfos em um conflito de 12 dias. A trégua, mediada pelos EUA, busca estabilizar a região após intensos combates e acusações mútuas.
Conflito Israel-Irã: Cessar-fogo declarado
Tanto Israel quanto Irã se declararam vitoriosos após o anúncio de um cessar-fogo.
A trégua foi proclamada em 23 de junho de 2025 pelo presidente dos EUA, Donald Trump, após ambos os países sinalizarem o fim da guerra.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, chamou o momento de “vitória histórica” e destacou a determinação de frustrar o programa nuclear iraniano.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que Israel iniciou o conflito, mas foi o Irã que o encerrou com uma “grande vitória”.
O confronto começou em 13 de junho, quando Israel atacou o Irã, alegando que o país estava próximo de desenvolver armas nucleares. Os iranianos retaliaram, intensificando as hostilidades.
Em 21 de junho, os EUA atacaram três instalações nucleares do Irã, e no dia 23, Trump anunciou o cessar-fogo.
Após a trégua, Israel e Irã se acusaram de quebrar o acordo, mas na terça-feira (24 de junho), Trump reafirmou a trégua, que manteve a paz.
Pezeshkian se declarou vitorioso após “12 dias de guerra” e destacou os danos sofridos pelo Irã e pelo inimigo agressor.
Netanyahu, por sua vez, alegou que Israel eliminou duas ameaças existenciais: armas nucleares e 20.000 mísseis balísticos, agradecendo à ajuda dos EUA na ofensiva.