Irã e potências europeias retomam negociações sobre programa nuclear
Novas negociações nuclear entre Irã e potências europeias buscam evitar restabelecimento de sanções. Diálogos em Genebra ocorrerão após a suspensão da cooperação do Irã com a AIEA.
O Irã retoma na terça-feira (26) em Genebra as negociações com França, Reino Unido e Alemanha sobre seu programa nuclear.
A medida visa evitar que as potências europeias restabeleçam as sanções contra Teerã, conforme anunciado pela televisão estatal iraniana.
A República Islâmica suspendeu sua cooperacão com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) após a guerra com Israel em junho, alegando falta de condenação pelos bombardeios a suas instalações nucleares.
França, Reino Unido e Alemanha, que fazem parte do acordo de 2015, ameaçam retomar as sanções em agosto se as condições não forem atendidas. O Irã nega que seu programa nuclear possua objetivos militares, mas o acordo perdeu força após a saída dos Estados Unidos em 2018.
A nova rodada de diálogos ocorrerá com vice-ministros das Relações Exteriores. O Irã será representado por Majid Takht-Ravanchi.
Com informações da AFP