Irã faz funeral para comandantes mortos por Israel
O funeral em Teerã homenageou 60 vítimas do conflito com Israel, incluindo importantes comandantes militares e civis. O evento refletiu a comoção nacional e a resposta do Irã aos ataques aéreos israelenses.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, participou neste sábado (28.jun.2025) do funeral dos comandantes militares, cientistas nucleares e civis mortos durante o conflito com Israel.
De acordo com a TV estatal iraniana, 60 pessoas foram homenageadas na cerimônia. Os ataques aéreos de Israel começaram em 13 de junho, com o Irã respondendo com mísseis contra Israel.
A cerimônia ocorreu na praça Azadi, reunindo uma multidão vestida de preto. Caixões com fotos dos falecidos e bandeiras nacionais foram conduzidos enquanto a população acenava.
Entre os homenageados estavam 16 cientistas e 10 comandantes de alto escalão, incluindo:
- Maj. Gen. Mohammad Bagheri - chefe das Forças Armadas
- Gen. Hossein Salami - comandante da Guarda Revolucionária iraniana
- Gen. Amir Ali Hajizadeh - chefe da Força Aeroespacial da Guarda
O funeral, denominado “procissão dos mártires do poder”, também prestou homenagem a civis mortos, incluindo 4 mulheres e 4 crianças.
Pezeshkian expressou sua gratidão ao povo no X (ex-Twitter): “Com amor, vocês se despedem dos mártires de nossa pátria...”
O líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, não fez declarações e não tem aparecido publicamente desde o início do conflito.