HOME FEEDBACK

Irã não vai parar enriquecimento de urânio, diz embaixador do país

Irã reafirma direito ao enriquecimento de urânio e critica condições para negociações. Em meio a ataques e desconfianças, embaixador prevê produção de urânio em breve.

Embaixador do Irã na ONU, Amir-Saeid Iravani, anunciou que o país não vai interromper o enriquecimento de urânio, afirmando ser um direito para fins de “energia pacífica”, conforme o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

Iravaani declarou à CBS News: “O enriquecimento é um direito nosso, inalienável, e queremos exercer esse direito.” Ele enfatizou que o Irã está disposto a negociar, mas “rendição incondicional não é negociação”.

O embaixador destacou que, no momento, não há “condições adequadas” para novas negociações devido a ataques sofridos pelo país.

Irani também negou que o Irã represente uma ameaça a órgãos internacionais, como a AIEA e seu diretor-geral, Rafael Grossi, acusando inspetores de colaborar com Israel nos ataques.

Neste domingo, Grossi alertou que o Irã poderá estar produzindo urânio enriquecido “em questão de meses”, questionando a eficácia dos ataques americanos às bases nucleares iranianas.

Leia mais em valoreconomico