HOME FEEDBACK

Irã não voltará a retaliar EUA por ataques contra instalações nucleares, diz vice-ministro

O Irã reafirma sua disposição para negociações com os EUA, desde que não haja novos atos de agressão. Apesar disso, o país mantém seus planos de enriquecimento de urânio, alegando seu direito como signatário do TNP.

O Irã não irá mais retaliar os Estados Unidos por ataques a suas instalações nucleares, segundo o vice-ministro das Relações Exteriores, Majid Takht-Ravanchi, nesta quinta-feira (3).

Ele afirmou que a República Islâmica está disposta a negociar com o governo americano, desde que não haja agressões. “Enquanto não houver um ato de agressão perpetrado pelos EUA contra nós, não responderemos novamente”, afirmou.

A postura do Irã não significa que abandonará os planos de enriquecimento de urânio. O país estava reduzindo seu enriquecimento como parte do acordo nuclear de 2015, mas este foi encerrado em 2018 com a retirada dos EUA. “Como podemos confiar nos americanos?”, questionou Takht-Ravanchi.

Apesar das desconfianças, ele expressou interesse em diplomacia: “o governo dos EUA precisa nos convencer de que não usará força militar enquanto estivermos negociando.”

O Irã nega intenções de construir uma bomba nuclear e, como signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), tem direito ao enriquecimento para usinas nucleares.

Leia mais em valoreconomico