HOME FEEDBACK

Irã nega ter ajudado houthis em ataque contra Israel e acusa adversário de arrastar EUA para catástrofe

Teerã desmente apoio aos houthis em ataque a Israel e critica interferência de Netanyahu. Chanceler iraniano alerta sobre possíveis consequências em resposta a agressões.

Irã nega apoio a ataque de houthis contra aeroporto de Israel e critica reação de Tel Aviv.

No comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o Irã afirma que as ações dos iemenitas foram uma decisão independente, baseada na solidariedade ao povo palestino.

O país avisa que um eventual ataque israelense terá consequências.

No domingo (4), o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, prometeu resposta ao ataque e apontou o Irã como responsável, denunciando seus "mestres terroristas".

Após o ataque no aeroporto Ben Gurion, oito pessoas foram hospitalizadas e várias companhias aéreas cancelaram voos.

Os Estados Unidos também ameaçaram o Irã, atacando mais de 800 alvos no Iêmen desde março, em resposta ao apoio de Teerã aos houthis.

Na segunda-feira, houthis afirmaram que Washington bombardeou alvos em Sanaa, resultando em feridos.

O ministro da chancelaria iraniana, Abbas Araghchi, acusou Israel de tentar arrastar os EUA para uma nova catástrofe no Oriente Médio, diretamente influenciando a política americana.

Irã e EUA, sem relações diplomáticas há 40 anos, iniciaram negociações sobre o programa nuclear em abril. Netanyahu pressiona para desmantelar o programa e vetar o enriquecimento de urânio, o que para o Irã é uma linha vermelha nas conversações.

Leia mais em folha