HOME FEEDBACK

Irã nega ter recebido proposta por escrito para acordo nuclear com os EUA após alegação de Trump

Teerã nega ter recebido proposta oficial dos EUA sobre programa nuclear, contradizendo declarações de Trump. Diplomatas iranianos se reúnem com Europa para discutir negociações e sanções.

Chanceler do Irã, Abbas Araqchi, afirma que Teerã não recebeu propostas por escrito dos EUA, após Donald Trump declarar que enviou uma proposta durante sua visita aos Emirados Árabes Unidos.

Araqi declarou no X: "O Irã não recebeu nenhuma proposta por escrito, direta ou indiretamente" e enfatizou que as mensagens recebidas são "confusas e contraditórias".

Trump, em sua visita, mencionou que as autoridades iranianas sabiam da proposta e alertou: "Devem agir rapidamente ou algo ruim vai acontecer".

Segundo o site Axios, a administração Trump entregou a proposta escrita durante uma reunião em Mascate. A falta de reconhecimento do Irã à proposta não é inédita.

Na sexta-feira, o Irã se reuniu em Istambul com Alemanha, França e Reino Unido para discutir as negociações com os EUA, após o abandono do acordo nuclear de 2015 pelos EUA e a retomada das sanções.

Atualmente, o Irã enriquece urânio a 60%, muito acima do limite de 3,67% acordado em 2015. Kazem Gharibabadi mencionou que as conversas sobre sanções e novos encontros são possíveis.

Araqi alertou os europeus contra uma "estratégia de confronto", enquanto a pressão sobre o Irã aumenta sob a política de Trump, que insiste em um novo acordo.

O Irã afirma que seu programa nuclear é civil e não quer renunciar ao enriquecimento ou incluir seus mísseis nas negociações. Um conselheiro iraniano propôs compromissos em troca da retirada das sanções.

Leia mais em exame