HOME FEEDBACK

Irã proíbe inspeções de agência da ONU em instalações nucleares

Irã veta acesso da Aiea a instalações nucleares após alegações de espionagem por Israel. A decisão ocorre em meio a um cessar-fogo recente e aumenta as tensões na região.

Irã proíbe acesso da Aiea a instalações nucleares

O vice-presidente do parlamento iraniano, Hamid Reza Haji Babaei, anunciou a proibição do diretor-geral da Aiea, Rafael Grossi, de acessar as instalações nucleares do país.

A decisão foi comunicada neste sábado (28.jun.2025), após alegações de que Israel obteve dados sensíveis dos complexos nucleares iranianos. Haji Babaei fez o anúncio durante o funeral de oficiais mortos em ataques israelenses, conforme a agência Mehr.

A medida ocorre após um cessar-fogo entre os países. Não há detalhes sobre os “dados sensíveis” mencionados nem sobre como a obtenção teria ocorrido. A Aiea ainda não se pronunciou sobre possíveis negociações para o retorno dos inspetores e câmeras.

A escalada do conflito durou 12 dias. Israel lançou bombardeios com a justificativa de defesa antecipada contra a produção de arsenal nuclear no Irã, que nega estar enriquecendo urânio para tal finalidade.

Em 2015, o Irã permitiu acesso da Aiea a suas usinas nucleares como parte de um acordo nuclear com potências globais. No entanto, os EUA se retiraram desse acordo em 2018, e em 2025, durante o segundo mandato do presidente Donald Trump, os EUA bombardearam instalações nucleares iranianas, alegando que o país não poderia desenvolver arsenal nuclear sem provocar instabilidade global.

Leia mais em poder360