HOME FEEDBACK

Irã ratifica lei para suspender cooperação com agência nuclear da ONU

Irã suspende cooperação com a AIEA, mas agência da ONU não confirma comunicação oficial. Rússia apoia a continuidade da parceria com o órgão e defende o direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear.

Conselho dos Guardiões do Irã ratificou um projeto de lei para suspender a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A informação foi divulgada pela mídia local. No entanto, a AIEA afirmou que não recebeu comunicação oficial do Irã sobre a suspensão.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, manifestou interesse na continuidade da cooperação do Irã com a AIEA.

O parlamento iraniano aprovou a suspensão após bombardeios de Israel e EUA em instalações nucleares iranianas, com o objetivo de impedir que Teerã desenvolva armas nucleares, o que o Irã nega.

A Rússia, parceira estratégica do Irã, condenou os ataques e defendeu o direito do país a um programa nuclear para fins pacíficos.

Lavrov destacou que a decisão do parlamento iraniano foi consultiva e expressou a importância de respeitar os dizeres do Líder Supremo do Irã sobre a não intenção de criar armas nucleares.

Leia mais em valoreconomico