HOME FEEDBACK

Irã reafirma adesão ao Tratado Nuclear e critica apoio alemão a Israel

Irã reafirma compromisso com o TNP e critica apoio da Alemanha a ataques a suas instalações nucleares. Chanceler iraniano destaca nova abordagem de cooperação com a AIEA, controlada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional do país.

Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, reafirmou o compromisso do país com o TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear) em meio a ataques israelenses e norte-americanos contra instalações nucleares. A declaração ocorreu em 3 de julho de 2025, após uma publicação do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

Araghchi declarou: “O Irã continua comprometido com o TNP e com seu Acordo de Salvaguardas”. Ele explicou que uma nova legislação aprovada pelo Majlis (Parlamento iraniano) direciona a cooperação com a AIEA por meio do Conselho Supremo de Segurança Nacional, devido a preocupações de segurança.

A afirmação foi feita após o Irã anunciar a suspensão da cooperação direta com a AIEA em resposta aos bombardeios realizados por Israel e EUA. Os acordos de salvaguardas permitem que a AIEA verifique a finalidade pacífica dos programas nucleares.

Araghchi também condenou o “apoio explícito da Alemanha ao ataque ilegal de Israel”, acusando a Alemanha de descumprir compromissos do acordo nuclear de 2015 ao exigir a interrupção do programa de enriquecimento de urânio do Irã.

Ele finalizou afirmando que o apoio da Alemanha ao bombardeio do Irã destruiu a ideia de que o regime alemão deseja algo além de malícia em relação aos iranianos.

Leia mais em poder360