Irã restaurará instalações nucleares bombardeadas por Israel e EUA
Irã inicia avaliação de danos em suas instalações nucleares após ataques de Israel e EUA. O governo planeja restaurar rapidamente o funcionamento do programa nuclear, sem interrupções na produção.
Chefe do programa nuclear do Irã, Mohammad Eslami, anunciou nesta 3ª feira (24.jun.2025) que o Irã está avaliando os danos à sua indústria nuclear.
Segundo a agência Mehr, planos de restauração das instalações afetadas por ataques israelenses e norte-americanos já foram elaborados.
O governo iraniano realiza uma avaliação completa para determinar a extensão dos danos, conforme reportado pela Reuters.
“O plano é evitar interrupções na produção”, destacou Eslami.
No dia anterior, Israel bombardeou a instalação nuclear subterrânea de Fordow. O ataque tinha como objetivo bloquear acessos ao complexo, segundo o exército israelense.
A ofensiva foi confirmada pela Tasnim News, que citou um porta-voz local. Ele afirmou que “o inimigo agressor atacou novamente”. Não houve, segundo ele, vazamento de material nuclear.
As forças israelenses e norte-americanas atacaram as principais instalações do programa nuclear iraniano, sendo esta a 2ª vez que Israel ataca Fordow.
O bombardeio ocorreu um dia depois de bombas especializadas dos EUA terem sido lançadas para destruir bunkers no local. O Pentágono informou que causou “danos severos” a três instalações.
A instalação de Fordow, situada em região montanhosa, abriga atualmente 2.700 centrífugas, de acordo com a AIEA.
Ainda não foram revelados dados sobre a extensão dos danos ou o custo da restauração das instalações, bem como prazo para a conclusão dos trabalhos.