Irã se reunirá com países europeus na próxima semana para abordar programa nuclear
Reunião busca soluções para tensões sobre o programa nuclear iraniano. Países europeus alertam que o tempo é escasso para evitar restabelecimento de sanções.
Irã se reunirá com Reino Unido, França e Alemanha na próxima semana para discutir seu programa nuclear.
A informação foi confirmada nesta sexta-feira (22) pelos países envolvidos, que buscam evitar o restabelecimento de sanções contra Teerã.
A República Islâmica suspendeu a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) após a guerra de 12 dias com Israel, alegando que a agência da ONU não condenou os bombardeios contra suas instalações nucleares.
Os três países europeus, parte do acordo de 2015, ameaçam restabelecer sanções no fim de agosto para garantir que o programa atômico do Irã tenha fins civis e mantenha a cooperação com a AIEA.
Embora o Irã negue objetivos militares, o acordo foi prejudicado pela saída dos EUA em 2018, que restabeleceram as sanções.
O chanceler do Irã, Abbas Araqchi, anunciou a continuação do diálogo na próxima terça-feira com os ministros das Relações Exteriores após um telefonema.
A França confirmou a retomada das conversas e alertou: "O tempo está se esgotando", disse o ministro francês Jean-Noel Barrot.
O ministro da Alemanha, Johann Wadephul, reafirmou o compromisso com a diplomacia, ressaltando a urgência da situação.
O local das conversas não foi informado. Esta será a segunda rodada de diálogos desde a guerra entre o Irã e Israel, após um encontro em julho em Istambul, que Teerã considerou "franco".