HOME FEEDBACK

Irã se reunirá com países europeus na próxima semana para abordar programa nuclear

Reunião visa evitar restabelecimento de sanções contra Teerã enquanto o Irã busca restabelecer sua cooperação com a AIEA. Os ministros alertam que o tempo é curto para alcançar um consenso sobre o programa nuclear.

IrãReino Unido, França e Alemanha na próxima semana para discutir seu programa nuclear.

O objetivo da reunião é evitar que as potências europeias restabeleçam as sanções contra Teerã.

A República Islâmica suspendeu a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) após o conflito de 12 dias com Israel em junho, alegando falta de condenação por parte da ONU.

Os três países europeus, parte do acordo de 2015, ameaçam restaurar as sanções suspensas até o fim de agosto, visando garantir que o programa nuclear de Teerã seja restrito a fins civis.

O Irã nega intenções militares em seu programa, mas o acordo foi comprometido após a saída dos Estados Unidos em 2018 e o restabelecimento de sanções.

O chanceler do Irã, Abbas Araqchi, afirmou que o diálogo continuará na próxima terça-feira, com uma reunião dos ministros das Relações Exteriores, após telefonemas entre os líderes.

A França confirmou o diálogo, mas alertou: "O tempo está se esgotando", destacou o ministro Jean-Noel Barrot.

O ministro da Alemanha, Johann Wadephul, também enfatizou a urgência na diplomacia.

Os locais das conversas ainda não foram divulgados. Este será o segundo ciclo de diálogos desde a guerra entre o Irã e Israel, com uma reunião anterior ocorrendo em Istambul no final de julho.

Leia mais em exame