HOME FEEDBACK

Irã vai 'sofrer consequências' por qualquer novo ataque dos houthis, diz Trump

Trump afirma que Irã será responsabilizado por ataques dos houthis, enquanto os EUA intensificam bombardeios no Iêmen. Os ataques resultam em numerosas vítimas civis e geram protestos em várias cidades do país.

Donald Trump responsabiliza o Irã por ataques dos houthis no Iêmen

Nesta segunda-feira (17), Trump afirmou que "cada tiro disparado pelos houthis será considerado como um tiro disparado pelas armas e liderança do Irã". Ele alertou que o Irã "sofrerá consequências graves".

A declaração veio após os EUA realizarem bombardeios em Sanaa, Saada e Rada'a, resultando em ao menos 53 mortos e 98 feridos, conforme informações dos houthis.

O assessor de Segurança Nacional, Michael Waltz, disse que os ataques mataram líderes rebeldes. O secretário de Estado, Marco Rubio, comentou que a ofensiva pode durar dias ou semanas para desabilitar a capacidade dos houthis de atacar o transporte marítimo global.

Desde os ataques do Hamas em outubro, os houthis realizam ataques no mar Vermelho. O Pentágono registrou 174 ataques contra navios militares e 145 contra embarcações comerciais.

Os houthis têm se mostrado resilientes, incluindo ataques com sequestros e mortes de marinheiros, afetando o transporte marítimo global.

Milhares protestaram em Sanaa e outras cidades do Iêmen contra os bombardeios. Os manifestantes clamaram "morte aos Estados Unidos, morte a Israel".

Leia mais em folha