Irã volta a dizer que “EUA sofrerão danos irreparáveis”
Aiatolá Khamenei adverte sobre consequências devastadoras para os EUA em caso de envolvimento no conflito. A tensão se intensifica após ataques a instalações nucleares iranianas por parte de Donald Trump.
Ali Khamenei, líder supremo do Irã, advertiu neste sábado (21.jun) que os Estados Unidos "sofrerão danos irreparáveis" se entrarem no conflito no Oriente Médio.
A mensagem foi divulgada no canal do Telegram de Khamenei, após o presidente Donald Trump anunciar um ataque a três instalações nucleares iranianas.
Na gravação, Khamenei afirma: "Os Estados Unidos entrarem neste conflito é 100% em detrimento próprio."
- Os EUA empregaram 6 aviões B-2 para atacar as bases de Fordow, Natanz e Esfahan.
- A bomba GBU-57, usada nos ataques, pesa 13,6 toneladas e é capaz de penetração em estruturas subterrâneas.
A base nuclear de Fordow é considerada a mais importante do Irã, localizada em montanha, dificultando ataques.
O ataque dos EUA marca a entrada na guerra entre Irã e Israel. Trump fará um pronunciamento oficial às 23h (horário de Brasília).
Ele descreveu a ofensiva como um “momento histórico” para os EUA e Israel, ressaltando que o Irã "deve concordar em acabar a guerra".
O conflito se intensificou após bombardeios israelenses em 12 de junho, atacando diversas instalações nucleares iranianas.
O Irã retaliou com 450 mísseis e 1.000 drones contra Israel. Apesar da interceptação pela defesa aérea israelense, houve 24 mortos e centenas de feridos em Israel, enquanto o Irã relatou 430 mortos e 3.500 feridos.