Iranianos comemoram cessar-fogo do país com Israel
População iraniana celebra cessar-fogo após conflito de 12 dias com Israel. Apesar do apelo pela paz, tensões sobre o programa nuclear permanecem elevadas.
A população iraniana se reuniu em Teerã nesta 3ª feira (24.jun.2025) para celebrar o fim da "guerra de 12 dias" com Israel, após o presidente iraniano, Masoud Pezashkian, confirmar o cessar-fogo anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, na 2ª feira (23.jun).
Imagens mostram manifestantes com bandeiras do Irã e retratos do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.
Israel e Irã proclamaram o fim do conflito em 24.jun, ambos se declarando vencedores. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que as forças israelenses "atingiram todos os seus objetivos" e proclamou uma "vitória histórica". Por outro lado, o governo iraniano chamou os ataques de "aventureirismo" e "provocação" de Israel.
Apesar do acordo, as tensões sobre o programa nuclear do Irã persistem. O Irã reafirmou que não desistirá de sua tecnologia nuclear, enquanto Trump afirmou que o Irã "jamais" reconstruirá suas instalações destruídas. Netanyahu disse que, se o programa for retomado, Israel agirá novamente.
Ambos os países acusaram-se de violar o cessar-fogo, ameaçando represálias. Trump criticou os dois governos e exigiu que Israel respeitasse o tratado, pedindo a retirada de aviões israelenses do Irã.
O Ministro da Defesa israelense, Israel Katz, explicou em sua conta no X (ex-Twitter) que conversou com o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, e assegurou que Israel cumprirá o acordo de cessar-fogo "contanto que o outro lado o faça".