HOME FEEDBACK

Israel admite pela 1ª vez que soldados mataram civis em Gaza

Forças de Defesa de Israel reconhecem pela primeira vez que civis foram mortos em Gaza durante operações militares. O exército promete investigar e melhorar as medidas para proteger a população civil em meio ao conflito.

Forças de Defesa de Israel (FDI) admitiram, em 30 de junho de 2025, que soldados israelenses mataram civis na Faixa de Gaza que aguardavam ajuda humanitária. Essa é a primeira vez que autoridades israelenses reconhecem essa ação.

As FDI abriram uma investigação em 27 de junho, após oficiais revelarem ao Haaretz terem seguido ordens para atirar em civis desarmados, mesmo sem “risco claro”. O Exército descreveu as operações como “imprecisas” e afirmou ter aprendido lições para evitar “incidentes” futuros.

Um soldado anônimo, em declaração ao Haaretz, mencionou: “É um campo de extermínio”. O relatório aponta que houve “dezenas de mortos em Gaza”. Israel, por sua vez, nega as alegações e garante que disparos contra civis “não são reconhecidos em campo”.

Israel informou ter interrompido bombardeios em áreas usadas para ajuda humanitária e está promovendo avaliações contínuas para aprimorar a resposta operacional. As FDI também apresentaram medidas para garantir a passagem segura de civis e a distribuição da ajuda.

Leia mais em poder360