HOME FEEDBACK

Israel ameaça anexar partes da Faixa de Gaza, caso Hamas não liberte os reféns que ainda mantém

Ministro israelense ameaça anexar partes da Faixa de Gaza em resposta ao sequestro de reféns pelo Hamas. A escalada de ataques na região coincide com o aumento da pressão internacional e protestos internos em Israel.

Ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ameaçou annexar partes da Faixa de Gaza se o Hamas não libertar os reféns israelenses. A declaração foi feita em 21 de outubro, após a retomada de bombardeios israelenses na região.

Desde então, pelo menos 504 pessoas, incluindo 190 menores, morreram em Gaza, segundo o ministério da Saúde local. Katz afirmou: “Quanto mais o Hamas se negar a libertar os reféns, mais território vai perder.”

A situação se agravou com a intensificação das operações militares israelenses, que foram coordenadas com o governo do presidente americano, Donald Trump. As novas ofensivas geraram condenação internacional e protestos em Jerusalém contra o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu.

Das 251 pessoas sequestradas em 7 de outubro, 59 ainda estão em cativeiro, sendo que 24 são consideradas vivas. O Exército israelense anunciou que iniciou atividades terrestres na área de Shabura em Rafah e fechou a principal via norte-sul de Gaza.

Katz prometeu intensificar a luta com bombardeios aéreos, navais e terrestres, ampliando a operação até que os reféns sejam libertados e o Hamas derrotado.

Leia mais em estadao