Israel ameaça fazer com o Irã o mesmo que fez com Hamas em Gaza
Ministro da Defesa de Israel alerta Irã após ataque dos houthis e promete represálias. Israel intensifica ofensiva contra grupos apoiados pelo Irã em resposta a ameaças à sua segurança.
Israel prometeu retaliar o Irã da mesma forma que fez com o Hamas em Gaza, afirmou o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, em 8 de outubro.
Katz alertou os líderes iranianos que financiam os rebeldes houthis do Iémen, afirmando que o sistema de 'procuração' acabou e que eles são responsáveis pelos ataques. "O que fizemos ao Hezbollah em Beirute, ao Hamas em Gaza e a Bashar Assad em Damasco, faremos a vocês também em Teerã", destacou.
Em resposta a um ataque com mísseis dos houthis no aeroporto de Tel Aviv, o Exército israelense lançou ataques aéreos contra Sanaa e infraestruturas no Iémen.
Os houthis, junto ao Hamas e Hezbollah, fazem parte do que o Irã chama de "eixo de resistência" a Israel, embora o governo iraniano negue fornecer apoio militar.
Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas em 7 de outubro de 2023, os houthis reivindicaram ataques com mísseis contra Israel e também atacaram navios em uma rota crucial do Mar Vermelho.
Israel continua sua ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza em resposta aos recentes ataques.