HOME FEEDBACK

Israel anuncia morte de líder do Hezbollah em bombardeio a Beirut

Ataque aéreo israelense marca escalada de tensões entre Israel e Líbano. O governo libanês condenou a ofensiva e busca apoio internacional para assegurar sua soberania.

Israel anunciou a morte de Hassan Ali Mahmoud Bdeir, líder do Hezbollah, em um ataque aéreo em Beirute, nesta 3ª feira (1º.abr.2025).

O ataque resultou em duas mortes e sete feridos.

De acordo com a IDF (Forças de Defesa de Israel), Bdeir era responsável por relações com o Hamas e atuava na região de Dahieh, um território chave do Hezbollah.

Este ataque viola o cessar-fogo acordado entre Israel e Líbano em 26 de novembro de 2024. O presidente libanês, Joseph Aoun, condenou a ofensiva, classificando-a como um “alerta perigoso” e uma ação premeditada.

Aoun destacou que as constantes agressões israelenses forçam o Líbano a buscar aliados internacionais para apoiar sua soberania.

O primeiro-ministro libanês, Nawaf Salam, monitorou os impactos do ataque em coordenação com ministros do Interior e da Defesa. O ataque demoliu os três últimos andares de um prédio de apartamentos.

Israel atacou novamente o Líbano em 22 de março, quatro meses após o cessar-fogo, resultando em um morto e três feridos.

Na ocasião, Israel afirmou que agiu após disparos de foguetes pelo Hezbollah. A organização, por sua vez, negou qualquer ligação com os ataques e reafirmou seu compromisso com o cessar-fogo.

Leia mais em poder360