HOME FEEDBACK

Israel aprova aumento orçamentário para cobrir custos das guerras contra o Irã e em Gaza

Governo israelense destina mais recursos para defesa em resposta ao conflito com o Hamas e aumentos de despesas militares. O déficit orçamentário do país será ajustado para refletir as novas exigências financeiras.

Governo de Israel, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, aprovou um aumento no orçamento nacional para cobrir gastos da guerra contra o Irã e os combates em Gaza.

O orçamento de 2025 será ampliado em mais de 30 bilhões de shekels (US$ 8,9 bilhões), equivalente a 1,5% do PIB, conforme comunicado do Ministério das Finanças.

A meta de deficit orçamentário passará de 4,9% para 5,2% do PIB.

A medida visa intensificar a campanha militar contra o Hamas em Gaza, com avanço de tropas autorizado por Netanyahu.

A maior parte dos gastos adicionais será destinada à defesa, elevando o orçamento para 140 bilhões de shekels, mais que o dobro do programado para 2024.

Serão reservados 1,7 bilhões de shekels para pagamentos de juros devido ao aumento da dívida do governo.

Israel planeja elevar as despesas de defesa em 42 bilhões de shekels nos próximos dois anos.

Apesar do aumento, as receitas estaduais superaram expectativas, minimizando o impacto no deficit orçamentário. Entretanto, haverá um corte de 3,35% nos orçamentos dos ministérios no próximo ano.

A reunião do gabinete coincide com uma reunião do Banco de Israel, que deve manter as taxas de juros pela 13ª vez consecutiva.

Leia mais em valoreconomico