Israel ataca Gaza e encerra cessar-fogo com o Hamas; veja vídeo
O colapso do cessar-fogo entre Israel e Hamas resulta em novos ataques e um alto número de mortes. Negociações internacionais tentam restaurar a trégua enquanto a tensão e a instabilidade persistem na região.
Colapso do cessar-fogo entre Israel e Hamas ocorreu na madrugada de terça (18), com ataques israelenses na Faixa de Gaza resultando em mais de 320 mortos.
A operação das IDF (Forças de Defesa de Israel) se expandirá além dos ataques aéreos, com possibilidade de novas ofensivas terrestres.
Trocas de acusações foram feitas: o Hamas denunciou a violação do cessar-fogo, enquanto Israel ressaltou que os terroristas "se recusaram a soltar nossos reféns".
Após os ataques, foram relatadas 326 mortes em Gaza, e os bombardeios atingiram vários locais chave.
Negociadores americanos e árabes tentam trazer a trégua de volta, mas a instabilidade na região se intensifica. Movimentos de escaramuças ocorrem no Líbano e na Síria, além do embate entre EUA e rebeldes houthis.
A pressão de Donald Trump sobre o Irã é um tema relevante, e Netanyahu depende de uma postura firme para se manter no poder.
A situação atual também envolve uma luta interna de Netanyahu com o Shin Bet e uma transição na liderança das Forças Armadas.
No contexto humanitário, apenas 25 reféns foram libertados até agora, e a situação se agrava com Israel restringindo a entrada de ajuda humanitária.
A fase 2 do acordo previa o fim da desocupação de Gaza, mas Israel permanece nas fronteiras. Novas propostas de trégua foram rejeitadas pelo Hamas, intensificando a incerteza na região.