HOME FEEDBACK

Israel bombardeia café palestino lotado de crianças e mulheres; 67 morrem em 1 dia

Ataques aéreos e terrestres em Gaza aumentam a tragédia humanitária, com um número crescente de vítimas civis. A situação se agrava à medida que a distribuição de alimentos se torna cada vez mais letal para os palestinos.

Exército israelense mata ao menos 67 palestinos na Faixa de Gaza em ataques aéreos e terrestres nesta segunda-feira (30).

Autoridades de saúde relataram que aproximadamente 30 vítimas foram mortas em um bombardeio em um café e 22 enquanto tentavam obter comida. Outros palestinos morreram em dois ataques na Cidade de Gaza, segundo o hospital Al-Shifa.

O bombardeio atingiu o café Al-Baqa, um dos poucos espaços de lazer restantes. Testemunhas relataram que o local estava lotado de crianças e mulheres. Um sobrevivente descreveu como um terremoto e afirmou: “sem aviso, um avião atingiu o local”.

Dezenas ficaram feridas, sendo muitas em estado crítico. O ataque no sul matou palestinos em um centro de distribuição de alimentos operado pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF). Desde o início da nova operação de distribuição, mais de 500 pessoas perderam a vida.

O Exército israelense está investigando os ataques, que ocorreram enquanto intensificava os bombardeios na Cidade de Gaza e no campo de refugiados de Jabaliya. Relatos indicam uma campanha de “terra arrasada”, focada em prédios e infraestrutura civil.

O chefe dos serviços de emergência, Fares Awad, destacou a dificuldade de acessar áreas destruídas e atender pedidos de socorro, enquanto Israel alegou que suas operações visam centros de comando do Hamas no norte de Gaza.

Leia mais em infomoney