HOME FEEDBACK

Israel concordou com condições para cessar-fogo de 60 dias em Gaza, diz Trump

Donald Trump anuncia acordo de cessar-fogo de 60 dias em Gaza, buscando encerrar a guerra. As condições do acordo ainda não foram detalhadas, e sua aceitação pelo Hamas permanece incerta.

Israel concordou com as "condições necessárias" para um cessar-fogo de 60 dias em Gaza, segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em anúncio feito na terça-feira (1/7).

Trump afirmou que, durante a trégua, "trabalharemos com todas as partes para encerrar a guerra", mas não detalhou as condições estabelecidas.

O presidente mencionou que os catarianos e egípcios estão envolvidos na proposta final de paz e expressou esperança de que o Hamas aceite o acordo, ressaltando que a situação só tende a piorar.

A atual campanha militar de Israel em Gaza foi iniciada após um ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, resultando em cerca de 1.200 mortes em Israel e pelo menos 56.647 mortos em Gaza, segundo o Ministério da Saúde local.

Ainda é incerto quais condições serão propostas para o cessar-fogo e se o Hamas as aceitará.

O anúncio ocorre antes de uma reunião marcada entre Trump e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na próxima semana. Trump acredita que Netanyahu está interessado em encerrar as hostilidades.

No passado, acordos de cessar-fogo não foram bem-sucedidos. Em março, um acordo anterior fracassou com novos ataques ao território.

O exército israelense alegou que a ação foi uma resposta a ameaças de terrorismo por parte do Hamas. O último acordo de cessar-fogo, que começou em 19 de janeiro, não avançou além da primeira etapa, que previa um cessar-fogo permanente e a troca de reféns.

Leia mais em bbc