HOME FEEDBACK

Israel divulga foto de Greta Thunberg, mas ativistas seguem 'incomunicáveis'

Ativistas, incluindo Greta Thunberg, foram interceptados enquanto transportavam ajuda humanitária para Gaza. Israel afirma que a tripulação está recebendo cuidados médicos, mas organizadores denunciam sequestro e buscam acesso legal aos detidos.

Governo de Israel divulgou foto da ativista Greta Thunberg após a captura da embarcação “Madleen”.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a tripulação, que passou por exames médicos, está em boas condições de saúde.

O navio, com 12 tripulantes, incluindo Thunberg, transportava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza antes de ser interceptado pela manhã por forças israelenses.

A viagem foi organizada pela Coalizão Flotilha da Liberdade, que afirma que os ativistas foram “sequestrados” e que não tiveram contato com eles há pelo menos 19 horas.

Huwaida Arraf, organizadora, planeja acionar advogados para garantir acesso aos ativistas e criticou o Reino Unido por não condenar a apreensão.

A relatora da ONU, Francesca Albanese, chamou a captura de “incursão ilegal em águas internacionais” e afirmou que Israel não tem autoridade para interceptar o barco humanitário.

Atualmente, os 12 voluntários estão sob custódia israelense e podem ser deportados, enfrentando acusações de entrada ilegal no país.

Leia mais em valoreconomico