Israel divulga fotos de Greta e brasileiro após interceptar barco
Ativistas foram interceptados em alto-mar enquanto tentavam levar suprimentos para Gaza. Após chegarem em segurança a Israel, eles aguardam deportação para seus países de origem.
Israel divulgou fotos dos ativistas Thiago Ávila (38 anos, Brasil) e Greta Thunberg (22 anos, Suécia) nesta 2ª feira (9.jun.2025). As imagens foram divulgadas após a chegada do barco Madleen ao porto de Ashdod.
A embarcação, parte da Flotilha da Liberdade, tentava romper o bloqueio israelense a Gaza para entregar suprimentos aos palestinos. O barco, com 12 pessoas, foi interceptado pelas forças israelenses em alto-mar no domingo (8.jun).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Israel, os passageiros estão em cuidados médicos. A embarcação foi chamada de “iate de selfies” e os ativistas estão seguros, já tendo chegado ao Aeroporto Internacional Ben Gurion.
Parte do grupo deve embarcar em breve. Israel informou que aqueles que não assinarem os documentos de deportação serão levados a uma autoridade judicial para regularizar a saída.
A Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, Maria Laura da Rocha, confirmou a chegada de Thiago ao aeroporto de Tel Aviv. Ela se reuniu com a mulher de Ávila, Lara Souza, e com parlamentares brasileiros.
Thiago Ávila, nascido no Distrito Federal, é comunicador e ativista socioambiental, atuando como coordenador da Freedom Flotilla Coalition no Brasil.