Israel diz que coordenou com os EUA bombardeios ao Irã
Ataque conjunto visa desmantelar programa nuclear iraniano e é descrito como uma medida ousada por lideranças israelenses. Até o momento, autoridades oficiais de Israel permanecem em silêncio sobre a ação militar.
Ataque dos EUA ao Irã ocorreu em 21.jun.2025, coordenado com Israel.
Informação foi confirmada por um funcionário do governo israelense à emissora Kan.
Após os ataques, Donald Trump conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Os líderes mantiveram comunicação constante na última semana.
Yoav Gallant, ex-ministro da Defesa de Israel, elogiou a operação, chamando-a de “decisão ousada” e afirmou que “o mundo agora é um lugar mais seguro”.
O ataque foi realizado por volta das 3h de Israel, e até o momento, nenhuma autoridade israelense comentou oficialmente.
Segundo o Haaretz, o governo israelense estava impaciente com os EUA, querendo agir antes do prazo estabelecido por Trump.
Na 5ª feira (19.jun), Israel indicou que poderia “agir sozinho” antes do prazo.
Trump anunciou que a Força Aérea norte-americana bombardeou 3 instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Esfahan. Este ataque marca a entrada dos EUA na guerra entre Israel e Irã.
No Truth Social, Trump classificou o ataque como “bem-sucedido” e informou que os aviões já tinham deixado o espaço aéreo iraniano.