Israel diz ter matado comandante do Irã ligado ao Hamas
Israel eliminou comandante iraniano ligado ao Hamas em ataque em Qom. Na mesma data, o país intensificou suas ofensivas ao atacar instalações nucleares no Irã.
Israel elimina comandante iraniano Saeed Izadi neste sábado (21.jun.2025)
As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram ter matado Saeed Izadi, um importante comandante do Corpo Palestino da Força Quds da Guarda Revolucionária Iraniana.
Em comunicado no Telegram, as FDI afirmaram que Izadi era “uma das figuras fundadoras do plano iraniano para destruir Israel”. Ele coordenava as relações militares entre o Irã e o Hamas.
Izadi era responsável por aumentar o financiamento iraniano ao Hamas para atividades terroristas e mantinha contatos diretos com organizações terroristas na Judeia, Samaria e na Faixa de Gaza.
Segundo Israel, ele foi um dos “principais arquitetos” da ofensiva do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023 e tinha informações sobre o ataque com antecedência.
O ataque que resultou na morte de Izadi ocorreu na região de Qom.
O tenente-general Eyal Zamir, chefe do Estado-Maior do Exército de Israel, comentou que a morte de Izadi “representa um ponto crucial nesta guerra em múltiplas frentes”, tornando o Oriente Médio mais seguro.
Além disso, Israel lançou um ataque à instalação nuclear do Irã em Isfahan, com a participação de 50 aviões de guerra, atingindo dois locais de produção de centrífugas.
O porta-voz da Presidência do Irã, Majid Farahani, sugeriu que a diplomacia poderia ser retomada se o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenasse a Israel que parasse os ataques contra o Irã.
Trump, por sua vez, disse que é “difícil” atender a esse pedido, alegando que Israel está em vantagem na situação atual.