Israel diz ter matado líder do Hamas em Gaza, Mohammed Sinwar
Operação militar israelense visa desarticular lideranças do Hamas após escalada de violência em 2023. Mohammed Sinwar, o novo líder do grupo, foi morto em um ataque aéreo em Khan Younis.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou na quarta-feira (28.mai.2025) a morte de Mohammed Sinwar, líder do Hamas na Faixa de Gaza, em uma operação militar israelense.
Mohammed era irmão de Yahya Sinwar, ex-comandante do grupo, morto em outubro de 2024. Ele assumiu a liderança do Hamas após a morte do irmão.
A morte de Mohammed aconteceu em 13 de maio, durante um ataque aéreo em um túnel subterrâneo em Khan Younis, onde estava prevista uma reunião de altos comandantes do Hamas.
O ministro da Defesa, Israel Katz, confirmou que o corpo de Sinwar foi encontrado no local da ofensiva. Essa ação faz parte da estratégia israelense para desarticular a cúpula do Hamas após os ataques de 7 de outubro de 2023.
O Hamas ainda não confirmou oficialmente a morte de Mohammed Sinwar.
Esta é a 3ª vez que o Exército de Israel elimina o principal comandante do Hamas:
- 6 de agosto de 2024: Ismail Haniyeh, líder supremo, morto por ataque aéreo no Irã.
- 17 de outubro de 2024: Yahya Sinwar, chefe local, confirmado morto em operação na Faixa de Gaza.
Yahya Sinwar foi apontado como principal responsável pelo ataque de 7 de outubro de 2023, que resultou na morte de 1.200 pessoas em Israel e no sequestro de mais de 200 civis, dos quais mais de 20 ainda estão em poder do Hamas.