Israel faz nova onda de ataques aéreos aos houthis no Iêmen
Israel intensifica seus ataques a alvos houthis no Iêmen, visando interromper o tráfego de armas iranianas. A ofensiva ocorre em meio a pressões dos EUA por um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Forças de Defesa de Israel (FDI) realizaram novos ataques no domingo (6.jul.2025) contra bases dos houthis no Iêmen. Alvos incluíram portos em Al Hudaydah, Ras Isa, Salif e a usina nuclear de Ras Kanatib.
A ofensiva ocorre antes da reunião entre o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente dos EUA Donald Trump. Trump pressiona por um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
As FDI afirmaram que os locais atacados eram usados para transferir armas iranianas e atacar civis israelenses. O Exército israelense também declarou que a força aérea da Índia colaborou nas operações.
Os ataques focaram em submarinos utilizados pelos houthis em agressões contra embarcações norte-americanas, incluindo o navio Galaxy Leader, apreendido em 2023.
Após semanas sem ofensivas, Israel age após uma escalada militar contra o Irã de 12 a 24 de junho. Os houthis, apoiados pelo Irã, retaliaram com o lançamento de 2 mísseis, que não foram confirmados como interceptados pelas FDI.
Os EUA anteriormente atacaram os houthis, mas anunciaram uma trégua após promessas do grupo de não atacar hidrovias, que foi rompida no dia 7 de julho com novos ataques a navios na região.