Israel faz novo ataque à usina nuclear de Fordow no Irã
Israel intensifica ofensivas contra instalações iranianas visando desmantelar o programa nuclear e retaliar ações hostis. O ministro da Defesa prometeu resposta contundente ao Irã após os ataques.
Israel bombardeou a instalação nuclear subterrânea de Fordow nesta 2ª feira (23.jun.2025) com o objetivo de bloquear rotas de acesso ao complexo nuclear.
A ofensiva foi confirmada pela agência Tasnim News, que relatou um porta-voz da autoridade de gestão de crises na província de Qom. O porta-voz afirmou que o ataque não causou vazamento de material nuclear.
Este é o 2º ataque das IDF (Forças de Defesa de Israel) à instalação. O bombardeio ocorreu 1 dia depois de os Estados Unidos realizarem ataques com bombas especializadas em destruir bunkers no local, causando “danos severos” a 3 instalações.
A instalação de Fordow, localizada abaixo do solo em uma região montanhosa, abriga 2.700 centrífugas, conforme dados da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica). Em 2023, inspetores da AIEA encontraram partículas de urânio com 83,7% de pureza, próximo ao necessário para a fabricação de armas nucleares.
No ataque recente, Israel também atingiu a prisão de Evin e o quartel-general da Guarda Revolucionária iraniana.
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, relatou que as aeronaves estão atacando alvos em Teerã “com força sem precedentes” e ameaçou retaliar o aiatolá Ali Khamenei se os disparos de mísseis do Irã continuarem.
Além disso, Israel bombardeou 6 aeroportos iranianos visando pistas de pouso, hangares subterrâneos, e aeronaves do regime iraniano, como F-14, F-5 e AH-1.
As aeronaves civis destruídas estariam sendo preparadas para ataques contra caças israelenses, que têm realizado bombardeios em instalações militares e nucleares na República Islâmica.