Israel impede visita a local retratado em filme premiado no Oscar
Militares israelenses interrompem visita de jornalistas a Masafer Yatta, retratada no documentário vencedor do Oscar. A equipe de imprensa enfrentou a ordem de retirada durante a cobertura de uma região marcada por conflitos e demolições.
Militares israelenses barraram jornalistas de visitarem Masafer Yatta, na Cisjordânia, onde se passa o documentário Sem Chão, vencedor do Oscar 2025.
A visita, organizada por Basel Adra e Yuval Abraham, foi interrompida em 02 de junho de 2025, com a retirada do grupo ordenada por soldados.
Aproximadamente 12 jornalistas, locais e internacionais, foram convidados a conhecer a região, marcada por demolições e violência por forças israelenses.
Um vídeo de Yuval Abraham mostra um soldado encapuzado dando 10 minutos para que o grupo deixasse o local, justificando a ação para manter a “ordem”.
Basel Adra tentou explicar que o grupo apenas queria visitar sua casa, mas o militar não cedeu.
Sem Chão documenta a vida de Adra e moradores de Masafer Yatta, que enfrentam conflitos com Israel desde os anos 1980.
Não é o primeiro incidente com os realizadores: Hamdan Ballal foi atacado por colonos israelenses e detido por soldados, sendo liberado após uma noite em uma base militar.