HOME FEEDBACK

Israel intensifica bombardeios em Gaza antes de negociações de cessar-fogo na Casa Branca

Bombardeios intensificam-se em Gaza enquanto esforços diplomáticos buscam um cessar-fogo. Moradores enfrentam uma das noites mais violentas desde o início do conflito, com dezenas de mortes relatadas.

Palestinos relataram uma das piores noites de bombardeio israelense em semanas, com ordens de evacuação em massa emitidas na Faixa de Gaza nesta segunda-feira (30).

Um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, pedir o fim da guerra de 20 meses, um ministro próximo ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está a caminho da Casa Branca para discutir um cessar-fogo, o Irã e acordos diplomáticos regionais.

Enquanto isso, os combates continuam intensos. Tanques israelenses avançaram no subúrbio de Zeitoun, bombardeando a região, incluindo quatro escolas, após evacuação de famílias. Pelo menos 25 pessoas foram mortas em ataques nesta segunda.

O exército ordenou que os moradores se dirigissem para o sul, buscando combater militantes do Hamas no norte. Um dia após o apelo de Trump para um acordo, o ministro Ron Dermer visitará os EUA para conversas sobre o Irã e Gaza.

Em Israel, o gabinete de segurança de Netanyahu se reunirá para discutir os próximos passos. O chefe militar israelense indicou que a operação terrestre está perto de seus objetivos, e Netanyahu mencionou novas oportunidades para recuperar reféns, dos quais 20 ainda estariam vivos.

Fontes palestinas e egípcias informaram que Catar e Egito intensificaram contatos para um cessar-fogo, mas sem data definida para novas negociações. O Hamas afirmou que o progresso depende da mudança de posição de Israel, que quer o desarmamento do grupo, que por sua vez se recusa a depor as armas.

Leia mais em valoreconomico