Israel intensifica preparativos para ofensiva em Gaza
Exército israelense intensifica operações em Gaza, preparando terreno para uma ofensiva planejada. Convocação de reservistas ocorre em meio a negociações de cessar-fogo, com combates previstos para se estenderem até 2026.
Exército de Israel iniciou preparativos para expandir a ofensiva em Gaza, com a operação em sua “fase inicial”, segundo um oficial israelense.
Tropas já estão operando em Jabalia e no bairro de Zeitun, cercando a capital de Gaza.
Em comunicado, o Exército mencionou que as operações se intensificaram na área desde a aprovação há quase duas semanas para a tomada de Gaza, prevendo deslocamento de mais de um milhão de pessoas para o sul.
Os preparativos ocorrem independentemente das negociações de cessar-fogo. O oficial informou que o plano é enfrentar o Hamas dentro da cidade de Gaza, que está se reagrupando.
“Quando há um acordo, pausamos as operações. Quando não há, atacamos com força,” afirmou.
Fases da operação: Não foram detalhadas as datas de evacuação civil ou da entrada das tropas na Cidade de Gaza. A operação pode se estender até início de 2026.
Convocação de Reservistas: Serão convocados dezenas de milhares de soldados da reserva. Inicialmente, 50 mil reservistas foram chamados, com 40 mil recebendo ordens imediatamente.
Para a operação, entre 110 mil e 130 mil soldados serão recrutados em três rodadas.