Israel interrompe entrada de ajuda humanitária ao norte da Faixa de Gaza
Israel restringe ajuda humanitária ao norte de Gaza, citando preocupações sobre a interferência do Hamas. Governos e organizações locais tentam garantir a entrega segura de suprimentos no sul da região.
Israel interrompe ajuda humanitária no norte da Faixa de Gaza nesta quinta-feira (26), mas mantém o envio pelo sul.
Autoridades relataram que homens mascarados em caminhões de ajuda estavam protegendo os carregamentos do Hamas.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Israel Katz exigiram, em declaração na quarta-feira (25), um plano das Forças Armadas para evitar o apoderamento da ajuda pelo Hamas, citando novas informações sobre a situação.
Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrava homens mascarados, armados e não armados, em caminhões com a ajuda humanitária.
O porta-voz do governo israelense David Mencer confirmou a continuidade da ajuda pelo sul, sem informações sobre o norte.
A Gaza Humanitarian Foundation, apoiada por EUA e Israel, é a única organização autorizada a distribuir alimentos na região e afirmou que estava isenta de uma suspensão de dois dias na entrega de ajuda.
A Comissão Superior de Assuntos Tribais declarou que a segurança dos caminhões foi garantida “exclusivamente por esforços tribais”, sem participação do Hamas. O movimento negou envolvimento na operação.