Israel mata chefe da inteligência militar do Hamas no sul da Faixa de Gaza
IDF elimina líder da inteligência militar do Hamas em ataque direcionado. A operação é parte de uma intensificação dos bombardeios de Israel na Faixa de Gaza após o rompimento do cessar-fogo.
Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram, em 21 de outubro, a morte de Osama Tabash, líder da inteligência militar do Hamas no sul da Faixa de Gaza, em um bombardeio realizado na noite anterior. Informações sobre o local do ataque não foram divulgadas.
No comunicado militar, as IDF afirmaram que Tabash era uma importante fonte de conhecimento operacional para o Hamas e tinha ocupado diversos cargos, incluindo o de comandante de batalhão na Brigada Khan Younis.
Dentre suas ações, Tabash foi envolvido no bombardeio de 2005 em Gush Katif, que resultou na morte de Oded Sharon, coordenador do Shin Bet. Ele também formulou estratégias do Hamas e coordenou a inteligência das Brigadas al-Qassam.
O texto militar destaca que, no último ano, ele trabalhou na construção de fortalezas do Hamas e na reconstrução das capacidades militares do grupo.
Tabash teve ainda um papel na coordenação do ataque de 7 de outubro de 2023, que deixou quase 1.200 mortos e 251 sequestrados em Israel.
Por fim, o governo israelense rompeu o cessar-fogo em Gaza na última terça-feira, resultando em uma série de bombardeios que, segundo o Hamas, causaram a morte de ao menos 591 pessoas e mais de 1.000 feridos.