HOME FEEDBACK

Israel nomeia ex-comandante da Marinha como novo chefe de segurança interna

Netanyahu nomeia Eli Sharvit como novo diretor do Shin Bet em meio a controvérsias judiciais. A decisão ocorre após a demissão do anterior chefe do serviço, gerando críticas da oposição sobre a influência no sistema judicial.

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, nomeou o ex-comandante da Marinha Eli Sharvit como novo chefe do Shin Bet, serviço de segurança interna e inteligência.

O comunicado do escritório de Netanyahu, emitido nesta segunda-feira (31), destaca que Sharvit serviu por 36 anos nas Forças de Defesa de Israel, sendo cinco anos como comandante da Marinha.

Sharvit é reconhecido por ter administrado sistemas operacionais complexos contra Hamas, Hezbollah e Irã. No entanto, o comunicado não esclarece a data de sua posse.

Netanyahu demitiu o antigo diretor, Ronen Bar, em 21 de março por “falta de confiança”, mas o Tribunal Supremo suspendeu a decisão até 8 de abril devido a ações legais da oposição e de uma ONG.

Especialistas apontam que a nomeação de Sharvit pode ser vista como uma tentativa de influenciar o tribunal. A procuradora-geral de Israel, Gali Baharav-Miara, alertou Netanyahu sobre a proibição temporária de nomear um novo chefe do Shin Bet.

Benny Gantz, um líder da oposição, criticou a decisão, afirmando que Netanyahu está conduzindo Israel a uma crise institucional.

A relação entre Netanyahu e Bar deteriorou-se após Bar culpar o governo pelo fracasso na segurança nos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023 e uma investigação sobre pagamentos ao primeiro-ministro feitos pelo Qatar.

Leia mais em folha