HOME FEEDBACK

Israel quer capturar 75% do território de Gaza nos próximos dois meses, diz Exército

Israel planeja ocupar 75% da Faixa de Gaza enquanto distribui ajuda humanitária em parceria com os EUA. A iniciativa gera controvérsias e críticas da ONU, que questiona a segurança da operação em meio aos conflitos.

Forças Armadas de Israel anunciaram planos para capturar 75% do território da Faixa de Gaza em dois meses, restringindo 2,3 milhões de palestinos a apenas 25% da região.

Conforme o Wall Street Journal, Israel começará uma operação de ajuda humanitária em parceria com os Estados Unidos nesta segunda (26), após semanas de bloqueio que geraram fome e falta de suprimentos.

Novas ações incluem a instalação de três centros de distribuição no sul de Gaza e um na região central, com a segurança sob supervisão americana. As famílias deverão enviar um membro a cada cinco dias para retirar os itens.

A proposta foi criticada pela ONU, que se negou a participar, afirmando que fere os princípios de neutralidade ao submeter a ajuda ao controle israelense.

Desde 19 de outubro, 300 caminhões entraram na região pela passagem de Kerem Shalom, mas a quantidade está abaixo das necessidades, que eram de cerca de 500 caminhões diários antes da guerra.

Neste domingo (25), bombardeios israelenses resultaram na morte de 30 pessoas em Gaza, incluindo um jornalista e um coordenador da Defesa Civil. Desde o início do conflito, cerca de 54 mil palestinos foram mortos.

Além disso, o Exército israelense intensificou operações militares em áreas ocupadas da Cisjordânia.

Leia mais em folha