HOME FEEDBACK

Israel quer controlar 75% de Gaza em 2 meses, diz Exército

Israel planeja ocupar 75% da Faixa de Gaza em nova ofensiva contra o Hamas. A estratégia militar foca em conquistar território e desmantelar a infraestrutura do grupo, deixando a população palestina concentrada em apenas 25% do enclave.

As FDI (Forças de Defesa de Israel) anunciaram no domingo (25.mai.2025) a intenção de ocupar 75% do território da Faixa de Gaza em um prazo de 2 meses, como parte de uma nova ofensiva contra o Hamas.

Segundo o The Times of Israel, o foco da guerra mudou: ao invés de eliminar combatentes do Hamas, o objetivo passa a ser conquistar território e destruir a infraestrutura do grupo.

Atualmente, Israel controla cerca de 40% do enclave. A nova estratégia prevê a concentração dos 2 milhões de habitantes da Faixa de Gaza em apenas 25% do território, dividido em três locais:

  • Mawasi: 700 mil habitantes
  • Centro de Gaza: 300 a 350 mil habitantes
  • Cidade de Gaza: cerca de 1 milhão de habitantes

Israel planeja a captura do restante da Faixa, com foco em destruir a infraestrutura do Hamas e manter o controle indefinidamente. As áreas a serem ocupadas incluem Rafah, Khan Younis e vilarejos ao norte da Cidade de Gaza.

Estima-se que o Hamas tenha 900 km de túneis na Faixa de Gaza, dos quais 25% já foram destruídos pelas FDI. A prioridade tem sido os túneis usados em ataques, centros de comando e locais de produção de armamentos.

O chefe do Estado-Maior das FDI, tenente-general Eyal Zamir, afirmou que a guerra “não é interminável” e que as operações estão sendo intensificadas. Zamir declarou em visita a Khan Younis que o Hamas está sob enorme pressão, tendo perdido a maioria de seus recursos e centros de comando.

Leia mais em poder360