Israel quer ocupar 'grandes áreas' em Gaza, diz ministro
Ministro da Defesa israelense afirma que operação militar visa ocupar vastas áreas da Faixa de Gaza. A estratégia inclui a retirada da população e a expansão de uma "zona tampão" em busca de segurança para Israel.
Israel visa ocupar grandes áreas na Faixa de Gaza, conforme anunciado pelo Ministro da Defesa israelense, Israel Katz. Ele não detalhou quais áreas seriam ocupadas.
A nova ofensiva tem como objetivo "esmagar e limpar" a região e integrar áreas ocupadas às zonas de segurança do Estado de Israel. O plano inclui a retirada extensiva da população nas áreas de combate.
Recentemente, Israel ordenou a remoção em massa da cidade de Rafah e emitiu um aviso “final” para moradores do norte da Faixa de Gaza deixarem suas casas.
Atualmente, Israel mantém uma zona tampão em Gaza, próxima à fronteira. Essa área, considerada crucial para a segurança israelense, é vista pelos palestinos como uma anexação de suas terras.
De acordo com a organização não governamental Gisha, Israel controla 17% da Faixa de Gaza, correspondente a 62 km².
Além disso, um ataque aéreo israelense na madrugada de quarta-feira (02) resultou em 42 mortos em Gaza, incluindo 9 crianças.